Coisas de professor !

Ontem minha aluna de 56 anos, que nunca freqüentou a escola escreveu a palavra “DIA”.  E me chamou toda contente:  “ Professor, eu escrevi a palavra dia. Olhei para ela e seus olhos brilhavam. Pedi que soletrasse e foi ao quadro e escrevi a pequena palavra com três letras: duas vogais e uma consoante. Olhei e ela ainda com os olhos brilhando, com certeza percebeu que os meus também estavam. Eu disse:  “parabéns , depois dessa palavra vem tantas outras”  e continuei a aula. No final, antes de tocar o sinal para o término da aula, é , para quem não está habituado ao ambiente escolar, ainda  toca-se na escola, aquela bendita sirene.  Disse novamente a ela “ é Dona…. , depois da aula de hoje os dias terão um significado diferente para a senhora. Ela sorriu, agradeceu, como se eu estivesse feito algo extraordinário, vem até a mim e deu-me um abraço. Não sei muito bem o que passou na cabeça dos demais alunos diante de tal gesto da Dona … o que eu sei é que depois de um dia de 8 horas de aula, com relatórios feitos, com livros de classe preenchidos, com provas para serem corrigidas, com cadernos para dar visto, com tantas e tantas preocupações  “burocráticas”, ….  aquele abraço significa que tudo isso vale a pena. Que essas coisas de professor são o que dá realmente sentido a nossa função.

A noite antes de dormir, já fiquei imaginando Dona … escrevendo nas próximas aulas, Diabom (dia bom), Dia do pacameto (dia do pagamento), dia do anivsaro (dia do aniversário) e depois de algum tempo estará alcançando seu objetivo que é aprender a ler para ler a Bíblia. Foi o que me diz no primeiro dia de aula: “professor,  eu quero ler a “Bíblia”, por isso que estou aqui.  Como estava sem sono, levantei e preparei as próximas atividades da Dona … tendo como tema gerador a palavra DIA.

Professor Iristeu é pedagogo, especialista em Educação, professor da Rede Municipal de Educação de Mauá, trabalha com EJA e Educação Infantil.

https://professoriristeu.wordpress.com

Anúncios

Sobre professoriristeu

Professor Iristeu é pedagogo e especialista em educação.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Coisas de professor !

  1. Armando Pereira disse:

    Desde que o mundo é mundo o conhecimento é poder, no mais amplo sentido da palavra. Logo, o domínio da leitura e escrita é a porta de entrada na busca pela independência.
    A profissão de professor, infelizmente, não tem o destaque e reconhecimento que deveria ter e sabemos os motivos que levam nossos governantes a não proporcionarem essa ascensão.
    Iristeu, parabéns pela dedicação demonstrada pelos seus alunos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s