Páscoa Solidária na Escola

Existem algumas atividades realizadas no ambiente escolar das quais nos dão um imenso prazer em participar. O que denominamos de Páscoa Solidária e, além de uma atividade com função pedagógica, também contribui para a construção de um sentimento de solidariedade, de partilha e de estar no lugar do outro.

Como acontece a Páscoa Solidária?

Cada escola tem sua dinâmica organizacional. Na Escola em que leciono Perseu Abramo, em Mauá – SP realizamos da seguinte forma:

Primeiramente enviamos um bilhete aos pais explicando o significado da atividade e solicitando que enviem doces, balas, pirulitos, etc e cada professor colocam no bilhete o total de alunos da sala, pois essas mesmas guloseimas serão divididas entre os alunos.

Durante a semana que antecede a páscoa trabalha-se alguns assuntos com os alunos relacionados a páscoa, o verdadeiro sentido desse dia e não somente a visão mercadológica que se tem.

No dia para a divisão dos doces, fica a critério de cada professor, relatarei a dinâmica realizada na minha sala com alunos de 4 anos. Colocamos nas mesas todas as guloseimas trazidas por eles durante a semana.  Reforçamos os combinados de que o pacote de doce que tal aluno trouxe será dividido entre os colegas. Nesse momento percebe-se que mesmo sendo crianças, talvez por serem crianças, conseguem entender perfeitamente que se ele ficar apenas com o pacote de doce que trouxe, comerá apenas um tipo, caso aconteça a divisão poderá comer vários tipos de doces. Os próprios alunos ajudam a organizar a mesa. Após os doces organizados, cada um com um saquinho pega um ou mais tipo de doces espalhados sob a mesa.

Por fim colocamos todos os saquinhos misturados na mesa e ao término da aula, quando o pai vem pega-lo cada aluno pega um saquinho de doce, mesmo não sendo aquele que ele colocou os doces dentro.

É incrível como esse exercício de dividir o que se tem está já presente nas crianças quando antecipadamente faz os cominados com elas. A idéia que em determinado momento do desenvolvimento infantil a criança encontra-se no estágio “egocentrismo” vai aos poucos sendo provado que esse estágio pode ser mais acentuado ou não dependendo das atividades que são desenvolvidas com as mesmas.

Uma criança que não participa desse tipo de ação poderá ter mais dificuldades de dividir o que julga ser seu: seus brinquedos, os pertences coletivos do que aquela que freqüenta a escola e tem a felicidade de participar de tais ações.

A nosso ver esse tipo de atividade deve ser realizado mais vezes no ambiente escolar. Temos que parar com essa cultura de desenvolver atividades festa a fim de arrecadar fundos para manter a escola funcionando, isso é função do poder publico. Se ele não faz, nós professores, funcionários, alunos e pais têm que nos organizar, questionar e buscar o que é do nosso direito.

Fico preocupado quando se movimenta toda uma comunidade escolar para promover festas, bingos, rifas ou qualquer atividade que, indiretamente, tira a responsabilidade do poder público de custear os gastos com a educação e essas atividades têm pouco ou quase nada de pedagógico,  fazendo com a escola reproduz a visão capitalista, neoliberal onde o Estado fica a mercê do comprimento dos direitos já consolidada pela sociedade democrática.

Por esses motivos a Páscoa Solidária, ou meu ver, é uma das festas mais significativa que pode acontecer nas escolas, quem sabe podermos realiza as festas juninas, julinas, das mães, das crianças, dos estudantes, dos professores sem visar lucro, mas buscando a solidariedade, a fraternidade e almejando em um futuro não muito próximo a consolidação do SOCIALISMO em nosso País

Anúncios

Sobre professoriristeu

Professor Iristeu é pedagogo e especialista em educação.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s