Agressão e perseguição PSOL Grande ABC.

São Paulo, 07 de outubro de 2013.

Ofício LidPSOL 147/2013.

 

Assunto: pedido de providências – agressão e perseguição PSOL Grande ABC.

 

Excelentíssimo Senhor Secretário de Estado da Segurança Pública de São Paulo, Fernando Grella Vieira.

 

                                                         O Deputado Carlos Giannazi, por meio desta, vem à presença de Vossa Excelência solicitar o empenho desta Secretaria de Estado e demais órgãos de investigação, no sentido de esclarecer os fatos a seguir narrados:

 

                                               No dia 15 de julho de 2013 o “Comitê dos Trabalhadores e Juventude do ABCD”, que discute há mais de ano a questão dos transportes públicos na região metropolitana, participou de reunião com os prefeitos dos sete municípios do Grande ABC no Consórcio Intermunicipal. Temas como disponibilização das planilhas de ônibus, redução das tarifas, dentre outros, foram abordados.

 

                                               Ao final da reunião os prefeitos conversaram com os militantes respectivos de suas cidades, com exceção do prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, que tomou a direção da saída.

 

                                               Quando abordado por membros do Comitê, o prefeito empurrou o braço de um deles e, em seguida, sem nenhuma explicação ou razão de ser, seus seguranças partiram para a agressão física, acertando o rosto do presidente do PSOL de Santo André, Marcelo Reina.

 

                                               Seguiu-se um pequeno tumulto, logo controlado, mas ficou a indignação geral pela truculência da ação.

 

                                               O presidente do PSOL de Santo André, Marcelo Reina, fez um Boletim de Ocorrência e foi encaminhado para a realização de exame de corpo de delito, onde se constatou uma fratura no nariz.

 

                                               Em função do ocorrido, os representantes do Partido Socialismo e Liberdade – Regional Grande ABC, emitiram nota pública de repúdio, declarando:

 

1) Repudiar veementemente a maneira agressiva e truculenta como os membros do “Comitê dos Trabalhadores e Juventude do ABCD” foram tratados pelo prefeito Luiz Marinho e pelos seus seguranças;

 

2) Repudiamos a postura do Consórcio Intermunicipal de prefeitos do ABC que se omitiu sobre o caso;

 

3) Repudiamos a expressão utilizada pelo prefeito Luiz Marinho sobre a agressão no jornal Bom Dia, referindo-se a Marcelo Reina: “Ele teve seu minuto de fama”.

 

                                               Além desse fato, os integrantes do Partido Socialismo e Liberdade – Regional Grande ABC vem enfrentando perseguição política por suas ações: em 14/09 o militante Murilo, de São Bernardo do Campo foi ameaçado por Policiais Militares (há vídeo registrando o ocorrido) e, em 27/09/13 houve o fechamento arbitrário do “Espaço 50” – sede do PSOL na região, congregando inúmeros militantes, sob a argumentação estapafúrdia de “barulho, vandalismo, arruaça e consumo de drogas”.

 

                                               Importante destacar que os policiais que fizeram o fechamento acusaram o “Espaço 50” por conta de jovens que ficam em uma praça em frente ao local, aduzindo serem “de responsabilidade do partido”, numa denúncia descabida, pois aquelas pessoas, se estão nas ruas, o estão pela falta de ação das autoridades públicas, e não do partido político!

 

                                               Evidente que a questão demanda a devida e correta investigação, quer para evitar a continuidade da perseguição política aos militantes do PSOL – Partido Socialismo e Liberdade da Regional Grande ABC, quer para coibir que essas denúncias infundadas da prática de crimes sejam imputadas a militantes partidários, em verdadeira repressão à ação política.

 

                                               Outrossim, para se exigir que as ações violentas praticadas contra o presidente do PSOL de Santo André, Marcelo Reina, sejam devidamente apuradas e seus autores responsabilizados.

 

                                               Deste modo, e tendo por base o todo acima informado, solicitamos de Vossa Excelência as providências no sentido de conferir o devido empenho para a investigação, apuração e esclarecimento dos fatos.

 

                                               Reiterando os votos de estima e consideração, subscrevemos atenciosamente.

 

 

 

Carlos Giannazi

Deputado Estadual

Anúncios

Sobre professoriristeu

Professor Iristeu é pedagogo e especialista em educação.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s