Candidato do PSOL defende Funcionário Público em Mauá!

Jose_silvaA Prefeitura de Mauá acabam de fazer o que nós consideramos um desrespeito ao funcionário público: sem comunicar tirou os benefícios (vale transporte e vale refeição) que antes eram pagos em dinheiro e agora serão obrigados a usarem em cartão.
Não quero aqui discutir a autonomia do poder público para tal mudança, também não estou manifestando opinião do Partido nem das Organizações e Movimentos dos quais faço parte. Quero apenas manifestar minha opinião pessoal e, talvez, pelo que converso com os funcionalismo, seja a opinião de muitos.
Outra questão que parece-me merecida de ser citada é que não refiro-me se foi ou não uma decisão que irá ou não contribuir para o melhor bem estar do trabalhador, mesmo acreditando que tal mudança em nada ou quase nada altera para melhorar na prática a vida de quem realmente faz a cidade mover.
O que realmente acredito ser um absurdo é a forma como as decisões são tomadas e como são impostas os funcionários. Não é preciso muito esforço a nenhum munícipe para saber que quem faz a cidades (os serviços públicos) funcionar são os homens e as mulheres que dedicam suas vidas para servir a população. O que se vê é que o governo ainda não entendem o real valor desses trabalhadores para a Cidade. Visto que a situação do descaso vem desda gestão anterior, onde em 2012 o Sindicato que “representa” a categoria propôs um reajuste maior e o atual governo, na época do mesmo grupo político, ofereceu um reajuste de 1.5%, mesmo nos invadindo e impedindo os trabalhos na Câmara Municipal. Fato único da história da Cidade.
Mas como seria as decisões em um governo popular?
Os conselhos populares, a consulta a população, no caso especifico que aqui, os funcionários públicos, seria ouvidos e previamente comunicado de tais alterações.
Por fim acreditamos que em um governo popular as decisões vem sempre pressentida da opinião de diversos setores da sociedade. As lideranças representam, junto ao poder público, a vontade legítima da população.
Para os que ainda acham isso uma utopia. Talvez porque já se acostumou com o esse tipo de governo: truculento, autoritário e não transparente onde o medo do que o povo pensa gera um desconforto dos que querem pensar pelo povo.

José Silva é Professor da Rede Pública de Ensino e Candidato a Deputado Federal do PSOL 

Anúncios

Sobre professoriristeu

Professor Iristeu é pedagogo e especialista em educação.
Esse post foi publicado em Comunicação_campanha. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s