Determine suas metas para 2018

iristeuO ano acabou e inicia-se outro. Como sempre acontece depois de 365 dias . O que se vê são fogos, comilança, pessoas trocando presentes, juras e promessas de amores , palavras bonitas e tudo mais . Porem o que você irá fazer em 2018? Se for uma daquelas pessoas que diz : “deixa a vida me levar, vida leva eu…” ou ” eu não gosto de planejar, pois sempre dá errado”. Quero que . mesmo pensando assim,   continue lendo esse texto até o fim . Se for daquelas pessoas que sempre planeja , porém quase nunca não atinge todas as metas , também continue lendo esse até o fim .

Planejar, definir metas é algo de todos ser vivo . O gato, o cachorro , o pássaro também tem seus planejamentos, claro que em nível menos complexo do que o ser humano que, define suas metas  tendo , ou deveria ter, como base o raciocínio. Não meramente pela sobrevivência ou pela emoção do momento, mas pela razão e por querer atingir o melhor em sua vida e, consequentemente, mudar sua existência . Se suas metas determinadas para os próximos 365 dias forem baseadas na emoção e circunstância do momento, talvez elas terminam assim que passar tais emoções e tais circunstancias. Seja racional. Não coloque como meta algo que esteja além de suas próprias condições e algo que esteja longe do processo natural das coisas . A natureza não dá salto, é continua, sequencial e segue um ritmo pré-determinado.

Mas por que definir metas ? Para que planejar ?

Simples. Porque se você não definir o que quer , para onde quer ir e onde quer chegar , outros farão por você. Isso não vale somente no campo profissional, mas em todas as áreas de sua vida . Se o esposo não diz a companheira o que almeja alcançar no ano que se inicia , viverá em busca daquilo que ela quer e vice-versa . Temos que ter bem claro o que queremos . Caso contrário, viveremos os próximos trezentos e tantos anos em função e para realizar os ideias, sonhos, desejos, vontade do outro. Não que isso seja ruim ou negativo, porém na vida temos que ser atores , sujeitos a maior parte do tempo e, quando convir ou for necessário, assumiremos papeis figurativos, porém em curto espaço de tempo .

Sendo assim resta nos pergunta : como planejar ? Como definir metas ?

Primeiro você deve ter muito claro o que você quer . Pelo bom senso todos nós desejamos coisas boas para nossos próximos dias, meses anos . Ninguém em sã consciente irá desejar doença, fracassos, perdas , escassez de bens , mas sim fartura,  saúde, prosperidade, amigos leais (é uma forma de falar, pois não existe amigo que não seja leal. Ou é leal ou não é amigo ), trabalho, conclusão de algum projeto , felicidade, amor  e assim segue a lista. Porém não basta desejar , querer , mas é fundamental termos ferramentas para alcançar esses desejos , essas vontades: as metas . As ferramentas são eficaz, por não são por si só, precisam do seu principal executor : você. Primeiro anote suas metas em algum lugar que você posso vez por outra ver. Depois enumere as de curto, médio e longo prazo. Separe por área. Por exemplo se quer concluir um estudo ou se aperfeiçoar em um idioma : determina a data especifica que irá se matricular, caso irá buscar esse aperfeiçoamento em uma determinado curso . Alem de registrar suas metas, classifica-las por área e o tempo de cumprimento de cada um , o maias importante é você manter sua palavra. Se anotar que irá visitar uma pessoa seja para fazer um negócio ou para qualquer outro motivo . Não traia sua palavra. Cumpre sua meta. Faça o que você se comprometeu consigo mesmo.

Faça isso e seja feliz na realização de suas metas.

 

VIVA INTENSAMENTE 2018!

Segue o Professor IRISTEU no Facebook 

 

 

 

 

Anúncios

Sobre professoriristeu

Professor Iristeu é Pedagogo , Especialista em Educação e Mestrando em Gestão Educacional .
Esse post foi publicado em Professor Iristeu. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Determine suas metas para 2018

  1. Pingback: Ainda há tempo de Planejar seu ano ! | Professor IRISTEU

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s